Porque depender de “Indicações” não é a melhor maneira de crescer e se firmar na profissão

Se um dos seus objetivos profissionais é realmente crescer e evoluir na sua carreira profissional, definitivamente você não deve contar apenas com os clientes que chegam por indicação.

É fato que as pessoas que chegam até você por indicação tem uma maior propensão de se tornarem clientes.

Isso acontece simplesmente porque a pessoa que fez a indicação, provavelmente já realizou uma série de boas recomendações, literalmente realizando grande parte do trabalho de atração e conquista deste indicado para você!

A pessoa que te indica, explica o que você faz, como você trabalha e mostra a excelente experiência que teve com o seu atendimento, inclusive, este é um dos quesitos que enaltecem a importância de sempre realizar um ótimo atendimento, não é mesmo?

Agora, só depender dessa indicação para ter os clientes do próximo mês não é uma estratégia nem um pouco inteligente.

Os 3 grandes problemas da indicação

Infelizmente, profissionais que dependem de indicação para sobreviver e crescer tendem a se estagnar ou até fracassar.

Isso acontece por 3 principais motivos:

  • Não é possível prever crescimento – como seu crescimento depende exclusivamente  de outras pessoas, você não consegue saber, nem estimar quantas indicações terá no mês seguinte.

  • Não é possível estabelecer metas – como você não consegue atuar diretamente sobre as indicações, as metas de crescimento sempre serão meros palpites.

  • Dificulta a realização de investimentos – como não é possível prever o mês seguinte, é sempre necessário prevenir e guardar dinheiro para futuras emergências. Nessa situação, fica difícil investir de forma mais incisiva e ousada, não concorda?

O que fazer então?

A única maneira de não depender das indicações é se promover de forma mais ativa, e para isso, certamente será necessário investir tempo e/ou dinheiro para fazer novos potenciais clientes chegarem até você, certo?

Com isso, para atrair novas pessoas interessadas existem várias e diferentes ações a serem realizadas, contudo, duas delas se destacam pelo potencial de alcance e eficiência, sendo a primeira:

  • Criar e compartilhar conteúdo útil – Criar e propagar conteúdos úteis e direcionados aos seus possíveis clientes, a médio prazo, é sem dúvida a maneira mais barata de se conseguir atrair novos potenciais clientes com um bom nível de satisfação.

Você pode realizar essas ações publicando respostas pontuais às dúvidas e curiosidades de seus possíveis clientes em relação aos problemas que você se propõe a resolver para eles.

Publicar e compartilhar na sua rede de contatos e seguidores imagens, vídeos curtos, artigos bem escritos ou até materiais mais completos como a disponibilização de um e-book, são excelentes caminhos para  se obter um bom nível de feedback e resultados.

O objetivo principal é oferecer informações úteis para seus potenciais clientes a fim de aguçá-los em suas curiosidades e aproximá-los da sua pessoa e imagem, a fim de antes de mais nada gerar um nível de empatia e confiança em relação a você.

Com essas pequenas ações já é possível expor claramente para a web qual a sua especialidade e área de atuação na profissão, e mais especificamente qual o tipo de problema que você resolve.

Essa clareza é essencial para ser encontrado nos mecanismos de busca e nas redes sociais através de compartilhamentos de terceiros que perceberam valor e utilidade naquilo que você compartilhou!

Um exemplo: se você é fotógrafo de casamentos, é possível criar um pequeno e-book com acesso gratuito oferecendo um guia de como escolher um fotógrafo profissional, logo, também aproveitando para mostrar alguns exemplos de fotos legais feitas por você para um mesmo tipo de evento que este leitor esteja envolvido.

A grande vantagem é que depois de você criar uma boa estrutura de conteúdo, mesmo que você diminua o seu volume de publicações e investimentos (você não deveria fazer isso!), os contatos de pessoas interessadas “continuam chegando”.

Contudo, simplesmente produzir e publicar conteúdo não te proporcionará alçar vôos mais altos, principalmente para os que ainda não possuem uma rede de contatos e seguidores com um volume razoavelmente expressivo.

E por isso e para isso existe o complemento desta ação inicial, que é na mais nada menos que utilizar o poder, o alcance e a assertividade dos anúncios online.

  • Anúncios online – A segunda possibilidade é a compra ou patrocínio de publicidade online. Essa é uma ação com resultados a curto prazo, mas que podem alavancar e literalmente levar você e os seus conteúdos ao contato direto com pessoas altamente interessadas no que você tem a dizer.

O investimento em publicidade online te permite atrair potenciais clientes no momento em que eles estão procurando se informar (e resolver) sobre o problema que você resolve (Google Adwords Express) ou simplesmente impactar aqueles que são mais semelhantes com os seus interessados ou têm maior propensão de realmente possuirem os problemas que você resolve (Facebook Ads).

Como mencionado, os dois canais ou fontes de tráfego com maior expressividade são o Google, que engloba a rede de pesquisas e o Youtube, e o Facebook, que engloba além dele próprio, também o Instagram.

A vantagem é que os resultados são incrivelmente maiores a curto prazo.

Então se você investe dinheiro hoje, imediatamente você já consegue gerar um fluxo de pessoas com o perfil de seus possíveis interessados ou até pessoas já literalmente interessadas para os seus conteúdos, não é o máximo?

A estratégia de ouro

Uma excelente estratégia é combinar a criação de conteúdo com o investimento em publicidade online.

Por exemplo, ao dedicar-se a desenvolver um material de qualidade como um e-book e decidir por promovê-lo através de links patrocinados nos buscadores do Google, é realmente incrível como você consegue bons resultados na atração de pessoas interessadas em um curtíssimo prazo. Sendo que o mesmo vale para as promoções via Facebook e Instagram.

Dica: Vale a pesquisa e o aprofundamento neste assunto!

O que você tem feito para correr atrás dos seus clientes?

Você só conta com indicação ou está investindo estrategicamente para conseguir mais clientes?

Agora que você viu que não deve mais só contar com o famigerado boca a boca, o primeiro passo para sair do zero ou de fato elevar a sua carreira para um próximo nível é: correr atrás! 🙂

Se você tiver alguma dúvida ou queira me contar como você está fazendo hoje para atrair mais cliente, deixe um comentário. 😉