2 reflexões para ajudar a encontrar o seu propósito profissional

 

sentido-profissional
sentido-profissional

Se você chegou até aqui provavelmente já percebeu a importância de alinhar a sua mentalidade aos seus objetivos e propósitos de vida…

Se ainda não, dê uma olhada no artigo abaixo:

Mentalidade profissional, qual é a sua?

Porém, como saber claramente aonde você deseja estar?

Ou melhor, como descobrir a sua causa a ser abraçada?

Certamente ao se questionar você também perceberá que essa não é uma questão muito simples de ser respondida…

Contudo, encontrar e reconhecer o seu propósito ou o que te faz brilhar os olhos é uma missão inevitavelmente necessária e extremamente crucial para a sua realização.

Primeiro porque sem ter uma clareza sobre aonde você quer chegar, ou melhor, sobre quem você quer realmente ser, certamente você terá uma dura missão para persistir em seus objetivos de vida, especialmente porque a pressão do “sistema” imposto pela sociedade é extremamente forte e com certeza tentará te puxar para outra direção durante toda a sua jornada.

Sob esse olhar, é incrível a quantidade de pessoas que se encontram praticamente reféns desse sistema, deixando suas escolhas serem conduzidas apenas pela simples sensação de “estarem fazendo a coisa certa”, ou melhor, de estarem fazendo o que os seus “entes” esperam que você esteja fazendo…

Fica claro compreender o poder dessas influências quando levamos em consideração que durante toda nossa infância e adolescência, seguir e se guiar pelos comportamentos, expectativas e orientações dos outros era algo essencial para obtermos um sentimento de aprovação…

Mentalidade que muitos de nós ainda carrega até hoje…

Logo, é justamente em momentos delicados como é o da busca do nosso sentido profissional, que essas influências mais importantes insistem em nos aconselhar e até nos cobrar para seguir direções que só fazem sentido para eles, e não para nós mesmos.

Com tudo isso presente, nos sentimos de certa forma empurrados a seguir estes caminhos para simplesmente reconfortá-los, nos deixando levar a viver o roteiro traçado por estes outros, abandonando, mesmo que pontualmente, qualquer possibilidade de escrevermos o nosso próprio roteiro…

Somos constantemente pressionados a escolher um seguro e financeiramente estável caminho profissional, que por sua vez, acaba por nos colocar na condição do conformismo e consequentemente longe dos nossos propósitos de vida…

Logo, qualquer vontade ou iniciativa que esteja fora dessas expectativas, automaticamente são consideradas inseguras ou arriscadas demais, e inconscientemente são atreladas a um sentimento muito poderoso, o de medo, que acaba por na maioria das vezes, paralisar qualquer esboço de interesse por algo além do programado e esperado.

E o que acontece é que tudo isso se desenrola em uma só situação, tudo e todos guiando suas escolhas priorizando apenas a segurança do caminho, a autoridade ou renome de uma colocação ou simplesmente a possibilidade de prosperidade financeira de outra, deixando de lado questões como empatia, realização e propósito.

Enfim, não quero ser hipócrita a ponto de falar para que realize as suas escolhas apenas considerando o que te faz brilhar os olhos.

Isso pode te levar a ter uma visão deslumbrada do futuro, te tirando do prumo da sua estrada, do seu presente, da sua realidade, e o prejudicando da mesma maneira de quando se é deixado levar pelas expectativas da sociedade, que te afasta para longe da sua realização…

Enfim, se a primeira te deixa míope, a segunda te cega!

Logo, estar 100% conectado com a sua realidade, com o seu presente e com a busca da sua autonomia antes ou até conjuntamente a busca da sua realização, é definitivamente essencial para que a jornada não seja mais dura do que deva ser.

É preciso estar com os olhos fixos no destino, porém com os pés firmes na estrada!

Buscando o seu sentido profissional

Contudo, o destino é um só! A sua realização profissional.

Com todos esses esclarecimentos em mente, a primeira reflexão a se fazer para iniciar a busca do seu sentido profissional passa pela ideia da descoberta de quem você quer realmente ser

Descobrir quem você quer ser como pessoa, como transmissor de ideias e consequentemente como profissional é o que realmente vai te conduzir para a sua realização…

  1. Como eu quero me sentir todos os dias? Produtivo, participativo, animado, etc.?
  2. Como eu quero que as pessoas se lembrem de mim? Como uma pessoa inteligente, corajosa, alegre, solícita, visionária, etc.?
  3. Eu quero ser útil para as pessoas? Quero ser um exemplo? Ou quero simplesmente seguir a minha vida despercebidamente sossegado?

Enfim, a principal ideia com tudo isso é compreender que para descobrir a sua causa é crucial estar internamente consciente da pessoa que você deseja ser, em todos os seus aspectos…

Só depois de ter essas clarezas em mente, você partirá para um segundo e crucial questionamento,  o que você pode fazer para expressar para o mundo quem você quer ser?

Esse é um ponto importantíssimo para nortear a construção do seu sentido profissional.

É um passo além, é focar na transformação e na mensagem que você quer passar para o mundo e para a seus espectadores…

É descobrir dentro da pessoa que você quer ser, o que você pode fazer para que ela seja literalmente exposta.

  1. O que eu quero transmitir para as pessoas que me rodeiam?
  2. Qual a transformação que eu quero entregar para essas pessoas?

Se você ainda não acorda todos os dias 100% motivado a transmitir e realizar essa transformação, certamente você ainda não encontrou o seu propósito profissional.

E muito menos descobriu o que você precisa fazer para ser a pessoa que você deseja ser.

Estar 100% motivado, conectado e naturalmente comprometido com a sua transformação é um requisito primordial para o alcance da sua realização profissional.

Eu sei que parece filosófico, mas é a partir dessas reflexões que você conseguirá moldar pouco a pouco a sua mentalidade para ser a pessoa e o profissional que sempre desejou ser…

Essa é a mensagem que eu queria te deixar hoje.

Reflexão, reflexão e reflexão!

Esse é um processo constante e que os esclarecimentos muitas vezes não acontecem de uma hora para outra, por isso, não se preocupe se você ainda não tem a menor ideia para qual lado partir, persista, busque e seja curioso, que certamente você chegará lá…

Portanto, nos acompanhe de perto!

Coisas muito boas virão!

Um grande abraço!

Vamos além? Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos sobre como utilizar o Marketing de conteúdo para atrair e conquistar os seus primeiros clientes!

Insira o seu e-mail abaixo e receba atualizações EXCLUSIVAS sobre Marketing de conteúdo para profissionais liberais em início de de carreira>