Regra número 1 para conquistar os seus primeiros clientes com o marketing de relacionamento

Se você já se deparou com ao menos um dos artigos publicados no blog do Eleve sua carreira, certamente já compreendeu a importância de se ter uma causa a ser abraçada, ou mais especificamente, de se ter um problema (ou desejo) a ser resolvido para alguém, definido como o seu produto de transformação.

RESUMINDO A importância se dá justamente por ser esta que o norteará para o desenvolvimento de todas as suas publicações, ou seja, para todo o processo de atração, aproximação, conquista da confiança e da transformação de leitores interessados em seus reais clientes e pagantes!

Conhecimento e informação como instrumentos de relacionamento

Com a democratização da informação e de como esta chega aos interessados através da internet e das redes sociais, não restam dúvidas de que a forma de como as pessoas decidem e escolhem os profissionais e empresas que vão se consultar e contratar simplesmente mudou!

E a força que rege e impulsiona essas novas relações se chama:

Informação!

Cada vez menos, estampar um diploma de uma especialização no exterior ou ostentar um consultório ou escritório pomposo será o fator primordial de decisão na escolha entre um profissional e outro.

Criar um vínculo ou desenvolver um relacionamento, publicando e disseminando informações úteis, assertivas e exclusivamente direcionadas para o seu cliente ideal é o que existe de mais eficiente quando nos referimos ao processo de conquista de confiança entre profissionais prestadores de serviços e potenciais clientes!

Não só por gerar e entregar valor através do ato informar, amenizar dúvidas e dores, mas principalmente pelo fato de se demonstrar presente, ou melhor, de aproximar a figura do profissional a este interessado, proporcionando um elevado nível de proximidade entre estes mesmos…

Entregar continuadamente artigos, vídeos e áudios com informações que sejam incontestavelmente úteis para alguém que esteja passando por algum incômodo ou necessidade é o que literalmente o destacará entre os demais e o fará ser a melhor opção no momento da escolha por um profissional!

“Mas o que seriam de fato informações úteis?”

Para nos aprofundarmos um pouco mais sobre isso, precisamos alinhar 3 premissas que necessariamente deverão o perseguir durante toda a condução da sua estratégia de relacionamento através da entrega de conteúdos de valor.

Primeira premissa

A produção e publicação de conteúdo profissional na internet só faz sentido quando o que você publica tem por essência ajudar alguém a chegar mais perto do que este esteja buscando.

Publicar para simplesmente informar, utilizando linguagens técnicas ou citando referências bibliográficas serve apenas para fomentar os seus colegas de profissão e possíveis concorrentes com conhecimento especializado, e não para atrair e conquistar possíveis interessados e clientes em potencial.

Segunda premissa

Suas publicações também precisam estar diretamente alinhadas a um destino ou objetivo profissional, como por exemplo: adquirir autoridade na sua região sobre um determinado nicho de mercado, conquistar a confiança de um perfil de público em específico, gerar credibilidade perante aos seus leitores ou a até de fato converter pessoas interessadas em definitivamente seus novos clientes.

Caso contrário, essa atividade se resumiria em ser apenas um hobby!

Mas lembre-se que meio a isso tudo, a regra de primeiramente gerar valor para posteriormente receber valor é essencial para que essa troca ou relacionamento não se desvirtue em suas ambas expectativas, ok?

Terceira premissa

Para iniciar uma estratégia de atração e conquista de novos possíveis clientes através do marketing de relacionamento, a regra é desenvolver conteúdos que de fato:

Se vai ser um problema a se resolver ou um desejo a se alcançar, dependerá exclusivamente do que e para quem você está pretendendo solucionar, ou seja, vai depender de qual é a sua causa a ser abraçada!

Com isso esclarecido, a dica que fica é:

A essência dos seus conteúdos serão sempre centrados no perfil do seu cliente ideal e nos problemas ou desejos que estes vivenciam e não pura e simplesmente nos seus conhecimentos em si ou muito menos nos serviços que você presta.

Seus futuros clientes, em sua maioria das vezes, pouco se importam com pesquisas científicas, referências bibliográficas ou muito menos sobre onde você se graduou ou o quão técnico e sofisticado é o seu vocabulário…

O interesse deles são neles mesmos, oras!

Ou melhor, nos problemas e desejos deles mesmos!

Estes interessados só acompanham ou consomem conteúdos de você justamente e simplesmente porque ali tem alguma informação que pode agregar as dúvidas, curiosidades, incômodos ou necessidades deles mesmos…

Mas aí você se pergunta:

“Eu realmente preciso desenvolver e publicar artigos, vídeos e áudios para a internet e redes sociais para me aproximar e me relacionar com os meus possíveis clientes?”

Certamente já é notável que o grande protagonista de toda essa história é nada mais nada menos que o que você tem de melhor…

O seu conhecimento!

Logo, o que te está sendo proposto aqui é você utilizar os seus conhecimentos para atrair, se aproximar, conquistar a confiança e transformar esses possíveis leitores interessados em seus verdadeiros clientes reais, sempre através da entrega estratégica de conteúdos que esclareçam, respondam ou amenizem os reais incômodos destes interessados e possíveis clientes!

É justamente dessa forma que você irá pouco a pouco conseguir formar a sua base de possíveis futuros clientes, ou como podemos melhor chamá-los nesse momento, de pessoas interessadas no que você tem a dizer, ou até simplesmente, de a sua audiência.

Utilizar o seu conhecimento aplicado a um problema e perfil de pessoa específicos em forma de conteúdo informativo e útil, potencializado pelo poder e alcance dos anúncios da internet e das redes sociais é sem dúvidas o caminho mais seguro para a construção do que você terá de mais valioso: um grupo de pessoas interessadas no que você tem a oferecer, ou seja, um grupo de clientes em potencial preparados para se tornarem os seus primeiros clientes! 🙂

Com isso, reflita sobre isso…

Imagine lançar ou iniciar a sua carreira independente sem realizar nenhum grande investimento ou melhor, sem correr qualquer outro grande tipo de risco?

Imagine construir uma audiência qualificada de possíveis clientes que estejam verdadeiramente interessados no que você os tem a dizer e a oferecer e além de tudo que já conheceram e confiaram na sua proposta de trabalho?

Acredito que na pior das hipóteses, o saldo disso tudo ainda será extremamente positivo, não acha? 😉

Como estamos até aqui?

Conseguimos nos clarear pelo menos em alguns pontos? 🙂

Espero que sim!

Se quiser ir mais além, recomendo acessar o link abaixo e inscrever-se para receber um material completo que irá mostrá-lo a como atrair e conquistar a totalidade desses clientes em potencial através da entrega de conteúdos atração e de relacionamento!

Um grande abraço!!!!